Publicidade:

terça-feira, 17 de maio de 2011

Valmir Climaco - Agricultor faz denúncia de escravidão a Ministro



O caso de maior repercussão, pois virou notícia nacional, foi o do garimpo “Bom Jesus”, de propriedade do madeireiro Valmir Climaco, no município de Itaituba. A situação virou notícia nacional porque foi denunciada pelas próprias vítimas ao então ministro Mangabeira Unger (Assuntos Estratégicos) durante uma visita feita por ele, no último mês de maio, à região garimpeira de Itaituba.

Encorajados pela presença do ministro, da imprensa e de policiais federais, os garimpeiros denunciaram que Valmir Climaco ficava com maior parte do ouro extraído a duras penas pelos trabalhadores e ainda cobrava R$ 400,00 pela energia elétrica consumida em cada barraco. Segundo os garimpeiros, a estrutura de poder no local era assegurada por seis homens armados, que seriam trabalhadores de Valmir Climaco.

Entre os garimpeiros que tiveram coragem de fazer a denúncia, destaque para Francisca de Carvalho, a “Kika”, que afirmou categoricamente que naquele local pessoas eram mantidas como escravas, pois tudo o que ganhavam era repassado ao dono das máquinas (Valmir). Kika contou ainda a Mangabeira Unger que três pessoas já haviam morrido no Bom Jesus por falta de atendimento médico. A causa das mortes teria sido malária, doença comum nos garimpos de Itaituba. (Diário do Pará)

4 comentários:

  1. Que vergonha, e Itaituba ainda está nessas mãos!!

    ResponderExcluir
  2. Esse cara é um assassino e ladrão, deveria estar na cadeia! a fama dele já está chegando até aqui em São Paulo

    ResponderExcluir
  3. esse prefeito safado Valmir Climaco pilatra

    ResponderExcluir
  4. eu ajo que ele não ee paraense

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog